Ir para página inicial

Intercâmbio Literário: Uma jornada de pertencimento

Ir para o Universo CIEE

Autor: CIEE

Foto de uma sala de convivência com um grupo de conviventes escrevendo cartas para o Projeto Intercâmbio literário.

O projeto Intercâmbio Literário surgiu em 2019 com o objetivo de incentivar o interesse pela leitura e escrita, propondo uma troca de cartas entre os grupos de conviventes dos diferentes Espaços de Cidadania.

Todos os anos, uma nova temática é abordada para ser a base das trocas e interações, como por exemplo: apresentação de pontos turísticos nos territórios, trocas de cartões postais, culinária regionais, costumes locais, gírias da comunidade, histórias de vida, autobiografias e sonhos. E em 2021, como todos estavam em isolamento devido a pandemia da COVID 19, o Intercâmbio Literário foi além dos textos para estreitar ainda mais o convívio dos assistidos, que também trocaram fotos, com os olhares do que estavam vendo de suas janelas.

Ao final de cada ciclo do projeto, é realizada uma videoconferência entre todas as juventudes dos Espaços de Cidadania para trocas afetivas e apresentações virtuais dos correspondentes. O projeto Intercâmbio Literário também aguçou as reflexões e olhares a respeito do direito à cidade, contribuindo para que se sentissem parte de um lugar.

Em 2023, na sexta edição do projeto, a proposta foi voltar as juventudes para suas relações de afeto e fortalecer seus vínculos familiares. As juventudes e suas famílias foram convidadas a redigiram cartas uns aos outros. Nos encontros com responsáveis, que acontecem uma vez por mês nos Espaços, quem se sentiu à vontade, foi convidado a compartilhar a leitura da carta e tudo foi feito com muito carinho, capricho e afetividade.

Foram momentos de muitas emoções que levaram os participantes do projeto, juventudes e famílias a perceberem que na correria do cotidiano não conseguem tempo para falar coisas boas e do quanto gostam do outro.

“Fiquei muito emotiva ao receber uma carta do meu filho e perceber que todos os meus esforços foram válidos. Eu fico me perguntando se estou fazendo a coisa certa e lendo esta carta eu percebo que estou. Obrigada por me proporcionarem este momento!” – D., mãe de convivente do Espaço de Cidadania Guararema, 2023.

Ao apoiar os Espaços de Cidadania, você contribui para que mais jovens desenvolvam o senso de pertencimento e tenham acesso à cultura. Saiba como apoiar clicando aqui.

Compartilhe este post:

Conteúdo Relacionado

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors